segunda-feira, 14 de julho de 2014

Henrique Alves participa de almoço com presidente da Rússia e Dilma Rousseff


Henrique Alves participa de almoço com presidente da Rússia e Dilma RousseffO presidente da Câmara participou nesta segunda-feira (14), no Palácio do Itamaraty, do almoço oferecido pelo governo brasileiro ao presidente da Rússia, Wladimir Putin. Henrique Alves esteve na Rússia em 2013, como parte do esforço para ampliar as relações entre os dois países, e assinou um acordo de cooperação com a Duma Estatal da Assembleia Federal da Rússia – o parlamento russo. Putin está no Brasil para participar da IV Conferência de Cúpula dos BRICS.
Foto: JBatista
Alves esteve na Rússia em 2013 no esforço de ampliar parcerias
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, participou nesta segunda-feira (14), no Palácio do Itamaraty, do almoço oferecido pelo governo brasileiro ao presidente da Rússia, Wladimir Putin. Henrique Alves esteve na Rússia em 2013, como parte do esforço para ampliar as relações entre os dois países, e assinou um acordo de cooperação com a Duma Estatal da Assembleia Federal da Rússia – o parlamento russo.
Na semana passada, o vice-presidente da Duma, Alexander Zhukov, esteve na Câmara, retribuindo a visita de Henrique Alves ao parlamento russo em 2013. Zhukov reafirmou a disposição de seu país de duplicar o comércio com o Brasil nos próximos anos.
Henrique Alves destacou a importância dos parlamentos brasileiro e russo nas discussões para ampliar a relação bilateral entre os dois países.  “Os acordos firmados pelos dois presidentes serão ratificados por nós parlamentares, na comissão e relações exteriores e em Plenário. Por isso acompanhamos de perto o que acontece na Rússia e, principalmente, aqui no Brasil”, afirmou.
O presidente da Câmara também afirmou que a VI Conferência de Cúpula do BRICS, com a participação além da Rússia e do Brasil, de representantes da Índia, China e África do Sul, será importante para consolidar um novo fórum multipolar na economia global. O encontro ocorre nesta semana em Fortaleza.
Acordo bilaterais
Em seu pronunciamento logo após o almoço no Itamaraty, a presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil tem aprofundado suas relações com a Rússia e o intercâmbio entre os dois países ganhou novo impulso nos últimos anos. “Essa maior aproximação não é circunstancial, mas um fato importante em um mundo multipolar”. Ela lembrou a assinatura nesta segunda-feira de uma série de acordos bilaterais nas áreas de economia, defesa, tecnologia, energia e produção de vacinas. Um dos principais termos dos acordos prevê o aumento das trocas comerciais entre os dois países ao patamar de US$ 10 bilhões anuais.
A presidente ainda ressaltou a importância da Conferência de Cúpula do BRICS, citando como exemplos a criação de um banco de desenvolvimento – nos moldes do Banco Mundial – no âmbito dos BRICS e a constituição do Arranjo de Contingente de Reservas, espécie de fundo anticrise do bloco, cujos protocolos devem ser assinados durante o encontro no Ceará.
O presidente da Rússia, Wladimir Putin, também ressaltou a importância da cooperação entre os países do Brics e o crescente intercâmbio e parcerias entre Brasil e Rússia em várias áreas. Ele disse durante o almoço no Itamaraty que o governo russo está disposto a superar todas as barreiras para aumentar a cooperação entre os dois países.fonte