sábado, 21 de novembro de 2015

Rio seca e peixes morrem em comunidades no interior do AM

Foto registrada na quinta (19) mostra peixes mortos em rio (Foto: Chico Batata)


Rio seca e peixes morrem em comunidades no interior do AM

Problema afeta ao menos sete localidades em Manaquiri.
Moradores também enfrentam falta de água potável.

Do G1 AM
Foto registrada na quinta (19) mostra peixes mortos em rio (Foto: Chico Batata/Arquivo Pessoal)
Moradores de Manaquiri, a 60 Km de Manaus, enfrentam transtornos em razão da seca do rio na região do Baixo Solimões. Em comunidades do município, o baixo nível das águas causa a morte de milhares de peixes.
Fotos registradas na quinta-feira (19) mostram a situação no Paraná no Manaquiri, uma extensão de, ao menos, 100 km de peixes mortos.
O problema afeta ainda as comunidades Araçatuba, Andiroba, Miraauá, Lago Grande, Cainagua e Bom Intento.

A pesca é a principal fonte de alimento e renda das famílias de Manaquiri. Com a seca, moradores tentam aproveitar o que é possível.
Outro problema enfrentado na localidade é a falta de água potável. Com o rio seco e os peixes mortos essa água fica imprópria para o consumo.

O Secretário Executivo da Defesa Civil AM, coronel Fernando Pires Júnior, disse ao G1 que técnicos do órgão foram enviados, na quinta-feira, ao município para fazer um levantamento da situação e elaborar um plano de auxílio.

"Em caso de desastre, a gente acionada as autoridades competentes, no caso de Meio Ambiente. No caso de falta de água potável, demandarmos água para a cidade e tentar, pelo menos, oferecer condições básicas. Estamos com dois técnicos verificando in loco a situação e demandar ajuda humanitária", disse.
Cidade enfrente falta de água potável (Foto: Chico Batata)Cidade enfrente falta de água potável (Foto: Chico Batata/Arquivo Pessoal)
Manaquiri foi uma das 42 cidades do Amazonas que decretaram situação de emergência pela enchente em 2015. A redução do nível da água no município teve início em meados de julho, como se iniciou o período de seca.
Operação Vazante
A Defesa Civil realizada a operação "Operação Vazante" para auxiliar cidades que enfrentam problemas durante a estiagem.
Até o final do mês de novembro 12 municípios deixam a lista de Situação de Emergência por conta da enchente de 2015. As cidades poderão fazer parte da Operação desencadeada no mês de agosto. Ainda conforme o órgão,  Alvarães, Urucurituba e Manaquiri também sairão da situação de anormalidade.

Com o término do decreto dessas cidades, os municípios que ainda necessitam de apoio, passam a integrar a Operação Vazante.
Problema afeta ao menos sete localidades em Manaquiri (Foto: Chico Batata/Arquivo Pessoal)Problema afeta ao menos sete localidades em Manaquiri (Foto: Chico Batata/Arquivo Pessoal)
  •  
Pesca é a principal fonte de alimento e renda das famílias de Manaquiri (Foto: Chico Batata)Pesca é a principal fonte de alimento e renda de famílias de Manaquiri (Foto: Chico Batata/Arquivo Pessoal)