sexta-feira, 8 de julho de 2016

USADA divulga comunicado sobre Jones; Dana fala em duas substâncias


Presidente do UFC não acredita em erro no teste: "Seria algo como ganhar na loteria"

Por Las Vegas, EUA

Jon Jones coletiva de imprensa UFC Las Vegas MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Jon Jones caiu no doping (Foto: Evelyn Rodrigues)
Após ser pego no doping e ter sido retirado da luta principal do UFC 200, contra Daniel Cormier, no sábado, em Las Vegas, Jon Jones poderá descobrir o resultado de sua contraprova ainda nesta quinta-feira. A informação foi confirmada pelo site "MMA Fighting" com integrantes da USADA (Agência Americana de Antidoping na sigla em inglês).
O flagrante foi feito em um teste fora do período de competições, e a organização acabou substituindo "Bones" por Anderson Silva. A amostra foi tirada no dia 16 de junho. A equipe do americano pediu uma contraprova, e o porta-voz da USADA, Ryan Madden, afirmou que o resultado do novo teste deve sair ainda nesta quinta. 
- Dado que o senhor Jones falou publicamente sobre o assunto, eu posso confirmar que ele foi notificado de uma potencial violação no antidoping por causa de um teste realizado em período fora de competição, em 16 de junho. A contraprova do senhor Jones está sendo analisada por um laboratório independente da Wada, em Salt Lake City, em Utah, e nós fizemos o requerimento ao laboratório para divulgar o resultado o mais rápido possível. Por enquanto, não vamos fornecer nenhuma informação específica sobre o caso. Posso confirmar também que a USADA esteve em contato com a Comissão Atlética de Nevada sobre a potencial violação do senhor Jones e estamos trabalhando juntos para que a Comissão tenha as informações necessárias para decidir sobre o processo e fazer tudo de acordo com as regras.
DANA WHITE FALA EM DUAS SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS

O presidente do UFC, Dana White, contou ao jornal "The Herd" que Jones testou positivo para duas substâncias proibidas, e disse que a probabilidade de o resultado da contraprova ser negativo é quase nulo. 
- Eles basicamente falaram que ele (Jon Jones) está fora porque testou positivo para uma substância proibida. Basicamente para a contraprova não ser a mesma, especialmente quando tem dois agentes diferentes, eu acho, seria algo como ganhar na loteria se der negativo.
O executivo da Comissão Atlética de Nevada, Bob Bennett, disse ao site "MMA Fighting" que, caso Jones teste positivo na contraprova, ele será ouvido e julgado pela NAC. O nome da substância será incluído na queixa contra Jones se a NAC julgar o caso. 
Apesar de a USADA ter conduzido o teste e, possivelmente, aplique sua própria sanção em Jones, a juridição do caso ainda é do estado de Nevada, o que significa que o lutador irá enfrentar punições tanto da USADA/UFC quanto da Comissão.
UFC 200
9 de julho de 2016, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h de Brasília)
Peso-pesado: Brock Lesnar x Mark Hunt
Peso a ser definido: Daniel Cormier x Anderson Silva
Peso-galo: Miesha Tate x Amanda Nunes
Peso-pena: José Aldo x Frankie Edgar
Peso-pesado: Cain Velásquez x Travis Browne
CARD PRELIMINAR (a partir de 20h de Brasília)
Peso-galo: Cat Zingano x Julianna Peña
Peso-meio-médio: Johny Hendricks x Kelvin Gastelum
Peso-galo: TJ Dillashaw x Raphael Assunção
Peso-leve: Sage Northcutt x Enrique Marin
Peso-leve: Diego Sanchez x Joe Lauzon
Peso-médio: Gegard Mousasi x Thiago Marreta
Peso-leve: Jim Miller x Takanori Gomi