terça-feira, 4 de outubro de 2016

'Votinho veio lá de cima', diz prefeito eleito com um voto de diferença



Bom Sucesso de Itararé foi a única cidade com diferença apertada em SP.
'Apesar de sentir a derrota, me sinto feliz', afirma a segunda candidata.

Caio Gomes SilveiraDo G1 Itapetininga e Região
Prefeito eleito, Luiz Humberto (PSDB) venceu disputa por um voto (Foto: Arquivo Pessoal/ Alexandre Berto)Luiz Humberto (PSDB), venceu disputa por um voto de diferença (Foto: Arquivo Pessoal/ Alexandre Berto)
Um voto foi fundamental para definir o prefeito eleito no município de Bom Sucesso de Itararé (SP) neste domingo (2). Luiz Humberto (PSDB) foi eleito com 1.231 (43,82% dos votos válidos), somente um dígito a mais do que a segunda colocada, a candidata Léia (PTB), que teve 1.230 (43,79% dos votos válidos). A disputa foi a mais acirrada no Estado de São Paulo e vencida, segundo o candidato eleito, por uma “ajudinha lá de cima". Confira como ficou a apuração em Bom Sucesso de Itararé.
'Foi uma festa enorme', diz candidato eleito por um voto (Foto: Arquivo Pessoal/ Alexandre Berto)'Foi uma festa enorme', diz candidato eleito 
(Foto: Arquivo Pessoal/ Alexandre Berto)
“Muita gente chega dizendo que mudou de opinião na hora e por isso ganhamos. Mas na verdade esse ‘votinho’ veio lá de cima. Foi muito emocionante. A eleição mais emocionante da minha vida. Chegou uma informação não oficial que tínhamos perdido por seis votos, mas nossa ‘derrota’ durou dez minutos. A segunda colocada comemorava, o grupo dela soltava rojão, enquanto nós chorávamos tristes. De repente, quando o site oficial foi atualizado e vimos que tínhamos vencido por um voto, a comemoração foi enorme”, descreve.
Bom Sucesso de Itararé fica a aproximadamente 350 quilômetros da capital paulista, tem 3,8 mil moradores, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 3,4 mil eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O munícipio teve sua emancipação política-administrativa em 1991. Até então, era um distrito de Itararé (SP). “Foi uma vitória sofrida, desde o começo da campanha eu e a Léia estávamos disputando. Mas não esperávamos passar tanto apuro assim. Só temos que agradecer quem estava na campanha e trabalhou bastante”, diz o eleito.
Agora com a vitória, Luiz Humberto, que atua como vice-prefeito desde 2012, já planeja o futuro a partir de 2017. “Uma das principais propostas da campanha é a construção do nosso distrito industrial. A gente já conseguiu a área nessa gestão, agora falta montar o espaço para receber as empresas. O distrito é importante porque uma das maiores necessidades da nossa cidade é emprego”, conta.
Luiz Humberto tem 62 anos, é lavrador, viúvo, tem quatro filhos e avô de cinco netos. Segundo ele, nasceu e foi criado em Bom Sucesso de Itararé. Luiz começou a carreira política em 1996, quando foi eleito vice-prefeito até 1999. Em 2016 foi eleito pela coligação “Bom Sucesso em Boas Mãos” com os partidos PSDBPTNDEM e SD. O vice-prefeito é Pinheiro (SD).
'Sonho em apresentar minhas propostas ao povo', afirma (Foto: Arquivo Pessoal/ Léia Souza)'Sonho em apresentar minhas propostas ao povo',
afirma (Foto: Arquivo Pessoal/ Léia Souza)
‘Me sinto vitoriosa’
Apesar de não ter sido eleita por apenas um voto, Léia (PTB), a segunda colocada, se diz feliz pela aprovação dos eleitores. “De qualquer forma, essa derrota por apenas um ‘votinho’ é sinal que o povo votou em peso. Perdemos a batalha, mas não a guerra. Ainda continuo firme. Acredito que na próxima eleição temos condições de ganhar.”
Esta foi a segunda vez que a candidata tentou o posto de chefe do Executivo. Em 2012, também ficou na segunda colocação, mas com uma diferença de 400 votos.
Léia tem 48 anos, é funcionária pública, casada, tem dois filhos e avó de dois netos. Segundo ela, nasceu em Taquarituba (SP) e vive desde os 14 anos em Bom Sucesso de Itararé. Iniciou a vida política em 2000, quando foi eleita vereadora e exerceu o cargo até 2004.
Em 2005, foi nomeada secretária de Saúde até 2008. No mesmo ano foi candidata vice-prefeita e perdeu. Este ano foi candidata pela coligação “Unidos com o Povo”, com os partidos PTB, PRBPV e PROS. O candidato a vice-prefeito foi Gentil (PRB).
Confira como foi a votação
Luiz Humberto - 
1.231 votos (43,82% dos votos válidos)
Léia - 1.230 (43,79% dos votos válidos)
Zé Reinaldo - 348 (12,39% dos votos válidos)
Votos válidos - 2.809
Votos brancos - 8 (0,63% do comparecimento)
Votos nulos - 53 (1,84% do comparecimento)
Comparecimento - 2.880
Abstenções - 496 (14,69% do total)
Total - 3.376om Sucesso de Itararé. Iniciou a vida política em 2000, quando foi eleita vereadora e exerceu o cargo até 2004.